Milhões de pessoas apresentam melasma no rosto, uma condição que, geralmente, pode ser controlada. Embora não seja grave, é comum surgirem relatos sobre “meu melasma está aumentando, o que pode ser?”.
Você sabia que mesmo com todos os cuidados, certos erros podem piorar as manchas de melasma? Para esclarecer esse assunto, a Up Lips preparou o conteúdo a seguir, explicando quais são os maiores fatores agravantes para o melasma e como lidar com eles. Aproveite a leitura!
Afinal, por que tenho melasma?
Embora não exista uma justificativa bem definida, há um consenso de que o melasma tem relação com inúmeros fatores, como hereditariedade, sol, radiação, hormônios e algumas doenças.
Leia mais sobre o que é melasma e suas causas.
Cuidar da pele é fundamental para controlar e prevenir o agravamento do melasma, mas antes de conferir dicas de boas práticas, conheça a seguir os piores erros para evitar desde já.
Principais fatores que pioram o melasma
No geral, o melasma se manifesta no rosto, perto do nariz, nas bochechas, testa ou queixo. O ideal é que você investigue as particularidades para entender os erros que pioram o melasma no seu caso, mas algumas considerações gerais podem ajudar a esclarecer essa questão.
Exposição solar e radiação
Sem dúvidas, o maior fator agravante para o melasma é o sol. A exposição excessiva é uma das principais causas, visto que a radiação ultravioleta, infravermelha e o calor estimulam a produção do pigmento causador das manchas na pele, a melanina.
Genética
Você sabia que pode estar mais suscetível ao melasma se alguém da sua família também tiver? A predisposição genética é outro fator que influencia o surgimento do melasma. Infelizmente, não há muito o que fazer, a não ser evitar que as manchas piorem com o tempo.
Alterações hormonais
Os hormônios também desempenham um papel importante no melasma. É por isso que muitas mulheres reclamam que o melasma piorou na gravidez ou durante o uso de anticoncepcionais.
Luzes visíveis
Uma dúvida comum, é se a luz do celular piora o melasma, e a resposta é sim.
A luz de casa ou a que sai da tela do seu celular, tablet, computador ou TV, assim como os raios do sol, emitem um tipo de radiação que penetra a pele e também pode causar danos, como manchas e envelhecimento precoce.
Estresse
O estresse crônico pode desencadear alterações hormonais que afetam indiretamente o melasma.
Medicamentos fotossensibilizantes
O uso de certos anti-inflamatórios, antidepressivos ou antibióticos pode sensibilizar a pele em contato com o sol e outras fontes de luz.
Agora que você já sabe o que pode piorar o melasma, é hora de conhecer o que fazer para evitar isso. Confira dicas cruciais para controlar as manchas e evitar que retornem futuramente.
Como tirar o melasma do rosto?
Nem sempre é possível eliminar totalmente, mas alguns hábitos favorecem o controle das manchas e a uniformização da pele:
- protetor solar: é indispensável aplicar generosas quantidades na pele ao longo do dia;
- bonés, chapéus e outros acessórios: utilize esses itens para proteger a cabeça e evitar o contato direto com o sol;
- óculos de sol: modelos de qualidade possuem lentes que ajudam a proteger a região dos olhos, uma pele muito fina e sensível;
- controle dos hormônios: consulte um médico para obter orientações personalizadas;
- produtos específicos para melasma: utilize séruns, cremes clareadores e outros itens indicados por dermatologistas.
- procedimentos estéticos: lasers e peelings podem ajudar, desde que feitos com moderação.
Pronto, você já sabe os erros que pioram o melasma e como evitar a piora! Aproveite para conhecer os séruns faciais Up Lips, especialmente o Sérum Ultra Booster Melasma, com ativos específicos para clarear manchas!