Os lábios possuem pele muito sensível e delicada, o que os deixam mais propensos a desenvolver feridas e descamações. Além de afetar a estética dos lábios, esses problemas, em casos mais complexos, podem indicar que há infecções ou problemas no organismo, sendo necessário recorrer à ajuda profissional.
Confira dicas para evitar feridas nos lábios, além de entender mais sobre os principais tipos de ferimentos nessa região. Continue a leitura e saiba o que é bom para machucados na boca e como evitá-los!
Feridinhas nos lábios: entenda as diferentes causas
Primeiramente, vale ressaltar que somente um profissional dermatologista pode dar um diagnóstico exato, por isso, consulte um especialista para entender como curar feridas nos lábios.
Aqui vão alguns dos principais tipos de lesões nos lábios:
- lesões acidentais: mordidas ou cortes causados pelos dentes ou objetos pontiagudos, como palitos, talheres ou canetas;
- aftas: podem surgir pelo consumo de alimentos ácidos e condimentados, estresse, questões hormonais, imunológicas ou após algum ferimento na área;
- herpes: vírus que pode ser transmitido e ativado a qualquer momento;
- pelinhas: podem surgir devido à falta da hidratação ou esfoliação labial;
- rachaduras: podem ter relação com o frio ou o ressecamento da área.
Existem muitas causas para as feridas nos lábios, neste conteúdo, serão abordados os tipos mais simples, geralmente relacionados à falta de hidratação e outros cuidados. Se você apresenta uma ferida persistente, procure um médico imediatamente.
Como evitar feridas na boca?
Para ter lábios bonitos e saudáveis, é importante seguir algumas medidas simples de cuidado e prevenção. Aqui estão algumas dicas para evitar ferimentos nos lábios!
Mantenha uma boa higiene bucal
Escovar os dentes, utilizar fio e enxaguante bucal ajuda a controlar a formação de bactérias na boca, evitando doenças que podem prejudicar a estética e a funcionalidade dos lábios.
Evite produtos que irritam a pele
Muito cuidado com os produtos labiais, pois alguns podem conter ingredientes irritantes ou agressivos, capazes de causar irritações na pele dos lábios ou até mesmo conduzir ao surgimento de feridas mais graves.
Para evitar feridas na boca, priorize batons, glosses e outros cosméticos labiais de boa procedência, que sejam testados dermatologicamente e elaborados por laboratórios confiáveis que utilizam insumos de qualidade.
Utilize proteção solar
Assim como a pele do rosto e do corpo, os lábios também precisam do protetor solar que evita os danos da radiação. Para isso, existem os protetores labiais com fator de proteção solar contra os raios UV.
Leve na bolsa e lembre de reaplicar sempre que possível, além de ajudar na hidratação, esse item evita queimaduras, vermelhidão e ardência na pele em volta dos lábios.
Evite morder, puxar ou lamber os lábios
Seja acidental ou proposital, o hábito de morder e puxar a pele dos lábios pode causar cortes e ferimentos.
Portanto, o ideal é fazer uma esfoliação labial para remover as células mortas e usar um hidratante labial para evitar que os lábios fiquem ressecados.
Hidrate os lábios adequadamente
A hidratação labial é indispensável para quem deseja cuidar bem dos lábios. Por isso, utilize regularmente um bom gloss com ácido hialurônico — substância que hidrata e ajuda a reter mais água na superfície dos lábios.
Enfim, gostou dessas dicas sobre como evitar feridas na boca? Então, continue no blog Up Lips e leia mais sobre o que é bom para lábios ressecados e encontre outros cuidados com os lábios para incluir na rotina!